Equipamentos parados na quarentena? Saiba como evitar problemas futuros.
Qual a importância da manutenção preventiva em tempos de quarentena ?
Em acolhimento a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e aos decretos publicados pela maioria dos governantes estaduais, grande parte da população brasileira se encontra em quarentena. Neste momento, a indicação é que as pessoas evitem o contato social e os condomínios, que representam uma imensa parcela de moradias no Brasil, estão implementando diversas ações com o objetivo de diminuir a disseminação do Covid-19. Dentre elas, o fechamento das academias. Diante desse cenário, qual a importância da manutenção preventiva em tempos de quarentena?
“Assim como a maioria das máquinas e tecnologias – carros, computadores e refrigeradores, por exemplo – os equipamentos fitness foram desenvolvidos para estar em movimento, em constante utilização. Quando parados, alguns cuidados precisam ser tomados para garantir o seu pleno funcionamento e evitar danos e futuros gastos, que poderiam ter sido evitados. O fechamento das academias, sem a manutenção adequada é prejudicial para os aparelhos”, explica Fabiana de Souza, Gerente da Fit4 Service de Florianópolis.
A lista de benefícios da manutenção preventiva é extensa. Especialistas afirmam que a manutenção preventiva reduz até 30% dos problemas eletrônicos e mecânicos que resultam em paralisação dos equipamentos, diminui em até 20% do consumo de energia elétrica, atenua em até 30% da reposição de peças referentes a desgastes e aumenta em até 25% a vida útil dos equipamentos.
Quando incorporada na rotina da academia do condomínio, ela é a campeã por ser uma prática mais em conta, quando comparada às intervenções corretivas. Além disso, evita as quebras e, com isso, aumenta a disponibilidade dos equipamentos. Em tempos de quarentena, outra grande vantagem da manutenção preventiva é o fato dela ser programada. É possível fazer o agendamento do dia da visita do técnico e, assim, evitar o contato físico. Segurança para o profissional e para os moradores do condomínio. Além do mais, ao aderir a um plano mensal, é possível prever os gastos com peças e mão de obra, evitando qualquer surpresa.
A falta de utilização da academia do condomínio não é desculpa para que a manutenção preventiva seja interrompida, pelo contrário. É justamente pela não utilização dos equipamentos fitness que ela se torna ainda mais importante.
Segundo Ivan Carlos de Souza, Responsável Técnico (registro CREA-SC 142427-4) da Fit4 Service Florianópolis, os equipamentos mais afetados pela paralisação do uso são as esteiras e as estações de musculação. Esses itens facilmente acumulam poeira e ressecamento, prejudicando a performance no retorno dos treinos e comprometendo sua vida útil.
“A higienização desses equipamentos com álcool não é adequada. O álcool resseca as borrachas e deixa as carenagens brancas. Os profissionais especializados, além da limpeza superficial com produtos desenvolvidos especialmente para essa finalidade, realizam a limpeza e procedimentos essenciais para contribuir com a melhor utilização dos equipamentos e conservação em longo prazo”, afirma Souza.
As especificações dos serviços de manutenção preventiva para os equipamentos de fitness preveem:
- Limpeza interna e externa;
- Lubrificação e aferição das partes mecânicas e eletrônicas;
- Limpeza dos rolos da esteira;
- Regulagens de velocidade e dos cabos de aço;
- Tensionamento da correia do motor e da manta para esteiras
- Teste e avaliações do desempenho dos equipamentos;
- Reaperto dos parafusos dos equipamentos;
- Aplicação de camada de proteção contra ferrugem ocasionada pelo suor e maresia.
A quarentena é o momento de cuidarmos bem da academia do condomínio para que todos possam desfrutá-la com segurança e conforto nos meses que estão por vir.